Saiba como limpar eletrodomésticos

BLOG | 18 de setembro de 2020

Conforme o tempo vai passando os eletrodomésticos vão ficando manchados e riscados, caso não sejam higienizados da forma correta. Além disso, há equipamentos que acumulam bactéria, por ter contato com alimentos, como a geladeira.

Certamente você veio a essa publicação pois possui dúvidas sobre como limpar eletrodomésticos e hoje trouxe algumas dicas.

como limpar eletrodomésticos. A imagem possui diversos eletrodomésticos em uma cozinha

Eletrodomésticos brancos

Os eletrodomésticos brancos têm a tendência de mudar a cor com o tempo. Isso acontece devido a exposição a luz (se o sol acessar o comodo), uso de produtos e materiais corrosivos, etc.

Para limpar esse tipo de eletrodoméstico diminuir ou evitar o amarelado utilize um desse dois itens na higienização:

  • Detergente de coco;
  • Vinagre branco.

O item que você escolher precisa ser misturado com água. Nunca passe água sanitária em equipamentos brancos pois ela pode amarelar o branco com o decorrer do tempo.

Eletrodomésticos de inox

É preciso ter muito cuidado ao fazer a higienização de eletrodoméstico inox. Pois, utilizar produtos errados ou esponja grossas e duras, como a esponja de aço ou a parte grossa da esponja de lavar louça, pode riscar ou manchar.

Desse modo, quando limpar eletrodoméstico de inox evite solventes, álcool, produtos à base de cloro, esponja de aço, amoníaco, água sanitária e afins.

Nesse sentido, sempre opte por utilizar panos macios, detergentes neutros e produtos para essas finalidades. Como o limpador Brilho inox da Azulim ou da Scotch Brite (os dois estão disponíveis em nossa loja), por exemplo.


A seguir, confira como limpar alguns eletrodomésticos separadamente:

Micro-ondas

O micro-ondas possui muita gordura na parte interna, pois é nele que alimentos são descongelados e até mesmo preparados. Por isso acumula muita gordura.

Para limpar a parte interna faça uma mistura de bicarbonato de sódio + água. Umedeça um pano macio com essa mistura e passe no micro-ondas.

Outra opção é cortar rodelas de limão e colocar em um copo junto com água. Coloque o copo com água e limão no micro-ondas e ligue na potência máxima entre 5/6 minutos, dependendo do funcionamento do seu micro-ondas. A água com limão irá esquentar e produzir um vapor desengordurante. Depois é só retirar o copo e passar um pano limpo.

Por fim, para manter o micro-ondas limpo por mais tempo, limpe o prato com detergente neutro e água toda vez que utilizar sem tampa ou a cada dois dias.

Liquidificador

A princípio é importante avisar que o motor do liquidificador não deve ser lavado. Pois, molhá-lo pode queimar o equipamento e se estiver conectado na tomada você corre risco de levar um choque.

Então, para limpar o motor corretamente passe um pano umedecido com água morna. No encaixe do copo possui alguns cantos que o pano não alcança, por isso utilize uma escova de cerdas macias comprada para essa finalidade.

Além disso, o copo acumula muita sujeira, principalmente embaixo das lâminas. Para ajudar na higienização a mistura bicarbonato + água também é uma aliada. Neste caso, é necessário colocar 1/3 de bicarbonato de sódio para 1/2 de água. Coloque a mistura no liquidificador e bata por até 4 minutos. Em seguida lave como de costume. Essa higienização pode ser feita sempre que você achar necessário.

várias máquina de lavar. como limpar eletrodomésticos

Máquina de lavar

É de extrema importância limpar a máquina de lavar, pois como o equipamento faz higienização de panos sujos é possível que fique alguns resíduos ou bactérias no tambor. Nesse sentido, a cada 15 dias ou uma vez por mês limpe o tambor da máquina de lavar.

Se a sua máquina não possui a opção “autolimpante”, coloque alvejante o suficiente para o nível máximo. Caso você não tenha um medidor, coloque um copo de alvejante, equivalente a 250ml. Ligue a máquina na lavagem mais longa e espere ela concluir.

Entretanto, caso haja limos no tambor, pegue uma escova com cerdas macias e passe delicadamente no local, antes da lavagem.

Geladeira

A principal função da geladeira é armazenar alimentos, por isso é possível que ela fique com odor de comida passada, legumes envelhecidos, etc. Nesse sentido, para limpá-la o procedimento é simples.

Coloque um pouco de detergente neutro em um balde com água. Com a ajuda de um pano microfibra passe a solução por todos os cantos da geladeira. Para finalizar passe um pano limpo umedecido com água.

Em seguida coloque um pouco de vinagre branco em um balde com água. Essa mistura é essencial para eliminar as bactérias na geladeira. Após finalizar, passe um pano limpo umedecido com água.

Por fim, em um vasilha ou balde, coloque 1/2 copo de bicarbonato de sódio para dois copos de água. Umedeça um pano com essa mistura e passe na geladeira, não precisa enxaguar. Fonte das informações deste passo-a-passo sobre como limpar a geladeira: Drº Roberto Figueiredo (Drº Bactéria)

Forno

Ele é considerado um dos eletrodomésticos mais difíceis de limpar, porém não é impossível. Para limpá-lo retire todas as grades e com ajuda de uma esponja macia lave com detergente e desengordurante, seque ou deixe as grades secando enquanto você volta para o forno.

Para limpar a parte interna basta umedecer um pano limpo com água morna e passar por toda a superfície. Em seguida, pegue uma esponja macia e pingue algumas gostas de detergente neutro e desengordurante, finalize com um pano umedecido com água morna, assim toda a gordura será retirada do forno.

Por fim, se achar necessário utilize uma escova para esfregar nos cantos em que o pano não alcança.

Essas foram as dicas de hoje para você que não sabia como limpar os eletrodomésticos da sua casa ou trabalho. Agora você poderá deixar a sua casa cheirosa e higienizada por mais tempo.

Contudo, se você quiser dicas para deixar o seu banheiro limpo ou deseja se informar sobre os produtos de limpeza que não podem ser misturados, confira os posts anteriores.


Não esqueça de entrar em contato conosco. agora mesmo Afinal, possuímos produtos que facilitarão a tarefa de limpar eletrodomésticos. WhatsApp: (11) 93322-0022.

Cidades que entregamos os produtos de limpeza em até 72 horas: São Paulo; Jandira; Santana de Parnaíba; Cajamar; Tamboré; Barueri; Alphaville; Shopping Center; Osasco; Carapicuíba; Itapevi; Sorocaba; Itatiba; Itupeva; Valinhos; Americana; Jundiaí; Campinas; Hortolândia; Sumaré; Guarulhos; Arujá; Pirapora de Bom Jesus, bem como outras cidades de São Paulo.

Nossas redes sociais: Instagram Facebook

Copyright © 2019. Mundo Limpex. Feito com e por NED DIGITAL