Dicas para limpar o banheiro e mantê-lo cheiroso

BLOG | 31 de agosto de 2020

O banheiro é um dos cômodos da casa que possui mais bactéria. Pois como é um ambiente úmido e que tem pouco acesso a ventilação, a proliferação de bactérias e fungos é extremamente grande. Mesmo que haja uma limpeza constante os vírus ainda permanecem em locais específicos. Por isso, ao limpar o banheiro é necessário atenção na hora de realizar a higienização.

A limpeza desse cômodo precisa ser frequente e eficiente para que esses tipos de vírus não se propague, podendo causar problemas à saúde.

Quer saber como limpar o seu banheiro e ao mesmo tempo mantê-lo cheiroso? Continue lendo.

Mas, primeiro para que você não perca tempo é importante seguir uma sequência de organização que irá ajudar na otimização:

  1. Comece limpando a área do banho: o box, os azulejos, o porta shampoo e o chão dessa região.
  2. Em sequência vá para o vaso sanitário, use escovas ou esponjas apenas para essa finalidade, não use em outro local.
  3. Vá para os azulejos e rejuntes da parede.
  4. Limpe os objetos que estão em cima da pia, as portas, maçanetas e torneira.
  5. Em seguida pia e por último o chão.

Não esqueça de retirar alguns objetos antes de fazer a limpeza: cesto de lixo, cesto de roupa, entre outros.

OBS: Use luvas para se proteger dos germes e dos produtos que podem causar ressecamento da pele. Além disso, cuidado ao misturar produtos, alguns podem causar toxicidade.

Dicas para limpar cada local do banheiro:

Torneira de inox

Quem possui torneira de inox e deseja apenas ilustrar ou tirar manchas, a dica é utilizar pasta de dente, ou saponáceo cremoso, e um pano microfibra limpo.

Modo de fazer: É só colocar um pouco de pasta no pano e passar na torneira. Em seguida, umedeça outro pano com água e passe na torneira. Você vai ver que ela ficará brilhando como nova.

Chão

Para ter um chão brilhando e ao mesmo tempo que exale um cheiro incrível no ambiente, basta fazer uma mistura de vinagre de álcool, amaciante (ou essência) e água. Essa mistura vai ajudar a limpar o seu chão e deixar com o cheiro incrível.

O vinagre já é famoso nas dicas de limpeza, pois faz verdadeiros milagres.  Porém, por ter um cheiro forte o amaciante ou a essência se torna indispensável para perfumar. É importante investir em amaciantes com um aroma mais suave e agradável. Se preferir usar essência invista em odores como eucalipto, hortelã ou lavanda.

Essa mistura também pode ser utilizada em pia e vaso sanitário.

Espelho

Muitas pessoas possuem dificuldades em limpar o espelho pois às vezes ele fica embaçado e com manchas, se higienizado de forma incorreta.

Uma dica maravilhosa para deixar o seu espelho limpo e sem manchas, é utilizar um pano que não solte fiapo, como o 100% microfibra, e que esteja limpo, em conjunto com o limpador de vidro.

É só pingar algumas gotas do limpador de vidro no pano e passar no espelho seco. Após isso passe um pano limpo para tirar excesso, não espere muito tempo e não deixe o produto secar, pois pode deixar manchas.

Vaso sanitário

Esse é o item que possui o maior número de bactérias no banheiro, por isso todo cuidado é pouco.

Para fazer uma limpeza eficiente no vaso sanitário é recomendável usar um produto à base de cloro, existe o cloro em gel que ajuda a não espalhar o produto de forma exagerada. Alguns possuem a ponta curvada que ajuda a limpar as extremidades. 

Modo de fazer: Passe o cloro na parte interna do vaso e deixe agir por um tempinho, depois esfregue com ajuda da escova apropriada e enxágue. A escova auxilia na limpeza de lugares que não são visíveis aos olhos.

Após a limpeza você pode colocar um pouco de produto bactericida/germicida e deixar secar. Para finalizar não esqueça da pedra sanitária para aromatizar.

Box

O box possui muita sujeira e manchas, pois ao tomar banho as impurezas da pele e produtos são espalhados pelo ambiente, respingando no box. Porém existe uma solução que ajuda bastante a deixá-lo limpinho.

Basta misturar uma xícara de água morna, uma xícara de vinagre de álcool, duas colheres de bicarbonato e duas colheres de sabão em pó ou detergente. Use uma esponja macia para espalhar a mistura no box, e depois enxágue, não espere secar.

Se seu box for de vidro e você deseja criar uma proteção e mantê-lo limpo por mais tempo, use um pouco de cera automotiva. Ela irá criar uma camada protetora.

Itens que precisam ser higienizados frequentemente:

  1. Esponja de banho
  2. Porta escovas
  3. Escova sanitária e o suporte
  4. Chuveiro e chuveirinho
  5. Porta shampoo

Todos esses itens acumulam fungos e bactérias. O porta escovas, por exemplo, normalmente acumula muita água no fundo e isso ajuda a desenvolver fungos que são nocivos à saúde.

Além de ficar em um ambiente sem muita ventilação, a esponja de banho acumula restos de sujeira e pele do nosso corpo, por isso limpar frequentemente é importante para você utilizá-la limpa durante o banho.

Escova sanitária tem contato com o vaso e esse é o utensílio que mais possui bactérias no banheiro, não lavar a escova faz com que essas bactérias se acumulem e espalhem. A lavagem do chuveiro também é importante, pois acumula água e locais assim são como festa para fungos.

É importante utilizar bactericida em alguns locais do banheiro, como todo o vaso sanitário, escova sanitária, pia, box, por exemplo. 

Como manter o banheiro cheiroso por mais tempo

  1. Deixe a janela e portas sempre abertas para que haja ventilação.
  2. Use aromatizador.
  3. Evite deixar toalhas ou roupas molhadas no banheiro.

Uma dica de ouro para deixar o seu banheiro cheiroso por mais tempo é colocar uma pedra de vaso sanitário no ralo do banheiro. É só você tirar a tampa do ralo, colocar a pedra dentro de uma cestinha (aquela que já vem na caixa) e prender na parte interna da tampa do ralo. Isso ajudará a manter o cheiro por mais tempo. Se quiser disfarçar é só trocar o gancho de plástico por um barbante.

Agora você já sabe como limpar o banheiro com eficiência e deixá-lo perfumado por mais tempo. É claro que cada um possui seu jeito de higienizar, porém espero que essas dicas possam ajudar você nas próximas lavagens.


Entre em contato com a gente, possuímos os melhores produtos para o seu banheiro. WhatsApp: (11) 93322-0022

Cidades que entregamos os produtos de limpeza em até 72 horas: São Paulo; Jandira; Santana de Parnaíba; Cajamar; Tamboré; Barueri; Alphaville; Shopping Center; Osasco; Carapicuíba; Itapevi; Sorocaba; Itatiba; Itupeva; Valinhos; Americana; Jundiaí; Campinas; Hortolândia; Sumaré; Guarulhos; Arujá; Pirapora de Bom Jesus e outras cidades de São Paulo.

Copyright © 2019. Mundo Limpex. Feito com e por NED DIGITAL